Blog

8 de março: saiba mais sobre o Centro de Referência da Mulher de Caxias do Sul

08 de março
O Dia Internacional da Mulher, celebrado neste 8 de março, exige, mais do que nunca, reflexão. Sabemos que elas são a tradução do carinho, ética e inteligência em tudo o que fazem. Mas sabemos também que, infelizmente, elas são vítimas históricas de diversos tipos de preconceito e violência, seja em suas casas ou em seus ambientes de trabalho e aprendizado.  
 
Dados da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS) apontam que, entre janeiro e novembro de 2020, 72 mulheres foram assassinadas no Estado. Em janeiro de 2021, 10 mulheres perderam a vida de forma violenta, segundo os dados mais recentes divulgados pela pasta. Além disso, o território gaúcho contabilizou 31 tentativas de feminicídio no primeiro mês de 2021.
 
Informações como essas reforçam que é fundamental que a sociedade abra os olhos: as mulheres merecem dignidade, reconhecimento e respeito onde quer que estejam. Somado a isso, cabe ao poder público implementar ações que garantam o acolhimento e a segurança de mulheres em situações de vulnerabilidade.
 
Caxias do Sul, por exemplo, conta com a Rede de Proteção à Mulher desde 2008. Mensalmente, diversos órgãos se reúnem para traçar estratégias de apoio às mulheres vítimas de violência. Entre os participantes estão a Coordenadoria da Mulher, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS); a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam); e a Patrulha Maria da Penha, da Brigada Militar.
 
Um dos pilares deste grupo de trabalho também é o Centro de Referência da Mulher – Rompendo Paradigmas. Trata-se de um espaço de acolhimento, escuta e recebimento de denúncias de violência de gênero. Nele, as mulheres também recebem orientações jurídica, psicológica e social. 
 
O Centro funciona junto à Coordenadoria da Mulher, na prefeitura (rua Alfredo Chaves, 1333, bairro Exposição), mas neste momento não há atendimento presencial. Caso você esteja em situação de perigo, ou conheça alguém que corre risco de vida, envie o número de telefone do Centro: (54) 98403.4144. Ligações telefônicas são atendidas de segunda a sexta, das 8h às 17h. Aos finais de semana, ou à noite, as ligações devem ser direcionadas aos telefones 180 (Disque Denúncia) e 190 (Brigada Militar). 
 
Nós, da Cesartur, desejamos a todas um excelente Dia da Mulher! Esperamos que você conviva, nos 365 dias do ano, com a admiração, reconhecimento e respeito que merece!
Voltar