Blog

O triunfo de um sonho sem limites!

20 de maio
Sonhar, agir e alcançar são palavras pilares para Paulo Cesar Santos.
 
CEO da empresa de transportes Cesartur, Presidente do Sindicato dos Transportadores de Passageiros da Serra Gaúcha (Sinditranspf) e, Presidente do S.E.R Caxias. Conheça um pouco sobre a história do empreendedor Paulo Cesar Santos que agora, conta com três cargos de liderança.
 
Vindo de família agrícola, do interior de Garibaldi, Paulo sempre foi acostumado a trabalhar desde muito cedo. Ele, que perdeu a mãe quando ainda tinha 9 anos de idade e passou por dificuldades financeiras devido a uma equivocada escolha feita por seu pai, que vendeu as terras onde moravam e todos os integrantes da família vieram residir na cidade de Caxias do Sul a fim de novas esperanças.
 
Paulo, já aos 10 anos de idade, precisou superar as brincadeiras de mau gosto vindas de seus colegas, devido ao seu sotaque interiorano.
 
Quando completou 12 anos, começou a trabalhar em uma empresa que produzia alimentos caseiros, e a cada novo ano que se passava, foi cultivando diversas experiências. Onde passou por empresas que foram de grande importância para ser quem é hoje. 
 
Ainda em um desses seus empregos, conheceu sua esposa Neide Teresinha Bazzanella Santos, aos 17 anos. Ainda neste mesmo emprego onde conheceu Neide, enfrentou um de seus grandes desafios da época: ser representante comercial da Autotravi Borrachas e Plásticos e, por um longo período viajou por diversas localidades, no Vale do Taquari e do Caí e posteriormente recebeu um convite para atender outras regiões do Brasil.
 
Quando voltou, passou por um período de dificuldade financeira, e foi aí que seu irmão Leonel, que atualmente é proprietário da Levaltur e na época já trabalhava com transportes, indicou a Paulo uma oportunidade. A de trabalhar na Express Restaurantes Empresariais, mas para isso, precisava comprar a Kombi que a empresa estava vendendo, já com o serviço de transporte de refeições.
 
Ali, iniciava uma nova experiência, que deu origem a Cesartur. Aos 23 anos, quando em 1˚ de fevereiro 1999 a sua atual empresa iniciou as atividades. Paulo, entregava refeições em diversas empresas. Nessa época, vale lembrar que folga ou férias não faziam parte da sua rotina o que foi essencial para hoje a Cesartur estar consolidada no mercado.
 
Mas, todo este sonho, foi sonhado em dupla, com sua esposa Neide, responsável pelo setor financeiro da Cesartur. Sua esposa desde o inicio fez parte de toda essa trajetória, lado a lado os dois foram construindo a grande empresa que é hoje, onde funcionários os tem como pai e mãe. Vale lembrar que o casal possui uma filha, Paola de 18 anos, a qual também atua na empresa Cesartur como auxiliar-administrativa, nas horas vagas.
 
Ao longo de toda a sua trajetória, Paulo sempre procurou caminhar com pessoas que o inspiravam, pois almejava o mesmo quando encontrou tempo para buscar melhorias necessárias para a categoria da Cesartur, se consagrando um dos entusiastas na fundação do Sinditranspf. Onde já foi vice-presidente da associação e há dois anos já ocupa o cargo de presidente.
 
O seu amor pelo empreendedorismo e vontade de crescer não ficou somente no que vinha de encontro com a Cesartur, mas também com o futebol. Paulo é do tipo que “veste a camisa” das empresas que trabalha e, em 2010 começou a transportar os atletas das categorias de base do clube S.E.R Caxias. 
 
Com toda essa aproximação e histórico de conselhos e mudanças que foi gerando mesmo que indiretamente para o clube, em 2019 foi convidado a assumir a presidência e poder colaborar com todas as mudanças positivas que o time vem proporcionado a quem tem um grande amor pela camisa Caxiense.
 
 
Texto desenvolvido e adaptado a partir da leitura da matéria da revista Afrodite - abril/2020.
Para ler o texto na íntegra, clique aqui!
Voltar